O que um dermatologista faz?

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo essencial para a vida, já que protege os outros órgãos e sistemas de agentes externos. Por isso é primordial olhar para essa parte do corpo com carinho e não só tratar como prevenir doenças que podem acabar afetando outras áreas. Na matéria de hoje, nós vamos te explicar o que um dermatologista faz e o que ele trata.

O campo da medicina que se dedica às doenças de pele e suas extensões (pelos, cabelos, mucosas – tais como boca, nariz e genitais – e unhas) é a dermatologia, especialidade que teve seu desenvolvimento na Europa, entre os séculos XV e XVI. No Brasil, a especialidade chegou no ano de 1882 com a primeira instalação no Serviço Clínico de Doenças da Pele na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.  

Desde então, a dermatologia vem se especializando e criando tratamentos modernos que tratam e melhoram a saúde da pele, cabelos e unhas. Contudo, nos últimos anos, muitas pessoas passaram a ver a categoria apenas como uma especialidade estética, o que deu margem para que se houvesse uma confusão com relação a quem é o médico dermatologista, e o que ele trata. Por isso, nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é a dermatologia e como ela pode trazer mais saúde e bem-estar para você.

A dermatologia e o médico dermatologista

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define a dermatologia como a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que afetam pele, pelos, cabelos, mucosas e unhas. Através deste ramo também é possível realizar procedimentos estéticos, cirúrgicos e oncológicos. 

Sendo assim, o dermatologista é o médico especialista no trato das enfermidades cutâneas e suas extensões. O profissional é habilitado para cuidar de crianças, adultos e idosos e pode atuar em diferentes áreas como na dermatologia clínica e na dermatologia estética.

Para ser médico dermatologista é necessário graduar-se em medicina (curso com período mínimo de duração de seis anos em tempo integral) e realizar curso de especialização em dermatologia, ou curso de residência médica ou ainda de especialização em Serviço Credenciado à SBD. O tempo da especialização pode ser de três até quatro anos. 

Após o curso e para poder atuar como médico dermatologista, o profissional precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) com o título da especialização e assim obter o número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

As áreas que o dermatologista atua

O médico dermatologista está habilitado para atuar em todas as áreas que compreendem o estudo da especialidade, ainda que prefira trabalhar com apenas uma categoria. As áreas da dermatologia se dividem em:

  • Dermatologia Clínica: é o ramo mais conhecido da dermatologia, em que o médico atua em consultórios e realiza o diagnóstico e tratamento das enfermidades da pele, cabelos e unhas, além de indicar tratamentos preventivos. 
  • Dermatologia Cirúrgica: são pequenas cirurgias na pele, que removem ou curam lesões cutâneas. Aqui podem ser aplicadas técnicas como laser, cirurgia convencional ou até quimiocirurgia.  
  • Dermatologia Estética: setor que tem crescido nos últimos anos. É voltada para os tratamentos estéticos, em que o paciente busca melhorar a aparência da pele ou prevenir o envelhecimento precoce. 
  • Dermatologia Oncológica: tem foco em tratar e prevenir o câncer de pele.   
  • Tricologia: domínio sobre diagnóstico e tratamentos de doenças capilares. 
  • Onicologia: diagnóstico e tratamento de doenças das unhas. 
  • Dermatopediatria: seção da dermatologia que atende bebês, crianças e adolescentes.

Quais são as principais doenças dermatológicas?

Na dermatologia são conhecidas mais de três mil doenças, sendo algumas especificamente de pele e outras que apesar de não serem de pele podem apresentar sintomas na área cutânea e necessitar de acompanhamento dermatológico, caso de enfermidades como lúpus e algumas IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

No consultório as doenças mais comuns são:

  • Acne;
  • Rosácea;
  • Melasma;
  • Micoses;
  • Dermatite atópica;
  • Câncer de pele.

Se você possui um dos problemas acima ou deseja passar por uma consulta com um médico dermatologista, conheça os benefícios que o Cartão Abrace pode oferecer para você e sua família.

Para ter acesso desconto em consultas e exames médicos, o Cartão Abrace é uma ótima opção para quem está em Belo Horizonte e região. Faça seu cadastro através do site: https://cartaoabrace.com.br/.

Além disso, uma outra opção seria clicar no botão abaixo para ter acesso ao nosso WhatsApp abaixo.

Leia também: “Conheça os benefícios do Cartão Abrace

A Importância da Limpeza Dentária Profissional

A Importância da Limpeza Dentária Profissional

Manter uma boa saúde bucal é essencial para garantir não apenas um sorriso bonito, mas também para prevenir doenças e complicações que podem afetar todo o organismo. A limpeza dentária profissional, realizada por um dentista ou higienista bucal, é um procedimento...

ler mais
Fale Conosco!