A hipertensão é um mal que aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, cerebrais e renais e é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. A hipertensão tem vários sintomas, entre eles estão:
- derrames cerebrais
- infarto;
- insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito);
- insuficiência renal;
- paralisação dos rins;
- alterações na visão que podem levar à cegueira.
Obviamente isso tudo só irá ocorrer caso não seja tratada com urgência.
Em síntese, a hipertensão pode ser uma doença crônica, um de seus sintomas também seriam os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. Caso isso aconteça, o coração exerce um esforço maior que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo, causando dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Como alguém pode ficar hipertenso
Em cerca de 90% dos casos, esse problema vem de herança genética, mas há outros fatores externos que influenciam nos níveis de pressão, como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, níveis altos de colesterol, elevado consumo de sal. Assim, a melhor forma de se prevenir é manter um estilo de vida saudável, uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos frequentemente.
A hipertensão atinge +700 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS, o número de adultos com pressão alta entre 30-79 anos aumentou de 650 milhões-1,28 bilhões nas últimas 3 décadas.
Segundo o Ministério da Saúde, o número de adultos com diagnóstico da doença aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil, de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021.
Tratamento
Por fim, o tratamento é a mudança de hábitos, manter um estilo de vida saudável é o único meio de baixar os níveis de pressão arterial e prevenir doenças coronárias.
Porém também podem utilizar medicamentos, como betabloqueadores, diuréticos, antagonistas dos canais de cálcio, inibidores da enzima de conversora de angiotensina ou bloqueadores da angiotensina.
O ato de medir a pressão regularmente, que é a única maneira de diagnosticar a hipertensão, é de extrema importância. Pessoas acima de 20 anos devem medir pelo menos uma vez por um ano, se houver casos na família, deve-se medir duas vezes por ano.
Ainda que seja simples diagnosticá-la, muitas pessoas desconhecem que têm a doença, segundo a OMS, 580 milhões de indivíduos desconhecem que tem hipertensão.
Entretanto o metabolismo de cada indivíduo é único, sendo assim, o tipo de medicação deve ser recomendada individualmente, considerando comorbidades, idade, doenças crônicas e outros. Sendo sempre bom cuidar da saúde e se houver sinal de algum mal, consultar um médico.
Se quiser ter acesso ao Cartão Abrace, basta fazer seu cadastro através do site https://cartaoabrace.com.br/.
Além disso, uma outra opção é chamar um consultor de negócios pelo WhatsApp (31) 98918-6360 ou pelo e-mail gerencia@cartaoabrace.com.br.
Leia também: “Conheça os benefícios do Cartão Abrace”